sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hell kitchen

Sempre perguntam quem é que cozinha aqui em cima do The Cat and the Cucumber. Roomate e eu temos uma resposta pronta e engraçadinha: "a gente se reveza, cada dia uma tira o nugget do freezer e põe no forno". Nossos dotes culinários são realmente escassos, mulheres independentes e pós-modernas que somos, mas fazemos o básico: macarrão, arroz, salada... Por vezes, quando a vontade de fugir da dissertação é grande, resolvemos inventar. Acreditem, isso acontece com muita freqüência, mas, geralmente, o que acompanha é o desejo de ficar na internet, ir ao cinema, sair - quase nunca de cozinhar.

Mas semana passada foi dia. E eu resolvi fazer pão de queijo com a massa pronta Yoki comprada na loja de produtos latinos recém-descoberta. Parecia simples: misturar a massa com dois ovos e uma xícara e meia de chá de água. Feito. O resultado: péssimo. O troço ficou molengo e era impossível fazer as bolinhas conforme me indicavam as instruções do pacote. Botei água demais, concluí. As xícaras de chá inglesas devem ser maiores do que as brasileiras. Para tentar engrossar a gororoba, comecei a tacar farinha. Adiantou muito pouco. Botei no tabuleiro assim mesmo, as "bolinhas" todas se esparramando. Tente, invente, faça um pão de queijo diferente, pensei. Talvez nem fique ruim.


Paralelamente, recebemos um amigo argentino que ia cozinhar frango com creme de leite e champignon para nós, pobres esfomeadas. Porém, o creme de leite estava azedo e obrigou nosso chef convidado a improvisar, criando um novo prato: frango com champignon e vinho tinto que estávamos bebendo. Ele botou tudo na panela e - tcharam - o frango ficou roxo em segundos, adquirindo uma bela aparência de bife de fígado cru.


Enquanto isso, o pão de queijo, que deveria ser a entrada, continuava esparramado e cru dentro do forno. Comemos, pois, frango roxo com arroz primeiro. Estava feio, mas bastante comível. O pão ficou pra sobremesa. Quase queimado por fora, cru por dentro, sem sal e sem gosto. Uma legítima delícia mineira.