quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os homens de sunga

"Eu sou do Rio". Pronto. Basta dizer essa frase a qualquer brasileiro (não carioca, obviamente) que conheço por aqui para ser recebida com um sorriso amarelo, quando não com uma cara feia. Parece que não gostam muito dos cariocas. Há uns meses, conheci dois meninos do interior paulista num trem. Ficaram surpresos ao descobrir de onde eu era: "nossa, até que você não fala muito daquele jeito nojento". E, como se não estivessem diante de uma (das mais orgulhosas, ainda por cima!), desandaram a falar mal dos cariocas, que somos metidos, antipáticos, insuportáveis. Foi tão surreal eles não terem a menor cerimônia com a minha presença, que achei graça e deixei que continuassem. Eles propuseram, então, um teste para comprovar a minha carioquice, pedindo que eu falasse "esqueci o isqueiro na esquina da escola". E eu falei, cheia de orgulho do meu sotaque chiado. Naturalidade confirmada, o assunto acabou, não quiseram mais interagir comigo. Noutro dia, tem pouco tempo, conhecemos um grupo de latinos num bar. Entre eles, havia um brasileiro. Eu, do alto de toda minha antipatia carioca, tava sem o menor saco para interagir, mas ele veio me perguntar de onde eu era. Resposta concedida, ele vira pra mim: "Ah, eu moro perto". Achei que ele fosse dizer algo do tipo "em Botafogo". "Você sabe o Espírito Santo? É um Estado, fica do lado do Rio, um pouco mais pra cima. A capital é Vitória, mas eu sou de Vila Velha, que é um porto. Já ouviu falar?". Eu não. Achava que só existia o Rio no Brasil.

Como se já não bastasse ter que ouvir a mesma coisa a cada vez que falo pra um gringo que sou brasileira ("jura? deve ser uma loucura, festa, carnaval, drogas, sexo e mulheres de biquini o dia todo!"), ainda preciso lutar contra os estereótipos que os próprios brasileiros - e os latinos - têm contra nós, cariocas inocentes. E dentro da minha casa! Jantavam aqui, além de mim e roomate chilena, uma mineira, uma mexicana e um argentino. Não sei como, o assunto "moda praia" entrou em pauta, a mineira dizendo que apenas as cariocas usam biquini fio-dental, as mineiras, capixabas, pernambucanas e etc jamais! O argentino, que já visitou o Brasil algumas vezes, contou que se sente um alien quando vai à praia de bermuda no Rio, cercado por homens de sunga. Foi então que descobri que, ao menos para chilenas, mexicanas, mineiras e argentinos, não é normal homem usar sunga na praia - é brega, feio, estranho, desconfortável para quem usa e para quem vê, argumentaram. Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, já que, como boa carioca, estou mais do que acostumada a ver pessoas com pouca roupa. Disse que não achava nada demais. Mas eles insistiram. E eu parei de discutir, blasé como devem ser aqueles nascidos na cidade maravilhosa.

10 comentários:

Anônimo disse...

olha, se tem uma coisa que não pode é falar mal das nossas raízes. é que nem pai e mãe: a gente pode reclamar à vontade, mas ai de quem diga qq coisa. eu vivo falando mal do rio de janeiro, tb acho a maioria dos cariocas insuportáveis (hehe), mas ai do paulista que venha dizer isso pra mim! :)

Anônimo disse...

O melhor do carioca é usar sunga ou biquini cagando pros quilos a mais e celulites. E o chiado nem me irrita tanto, tá ligado? Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Fernanda disse...

detesto esse tipo de crítica generalizadora.
viva à sunga!
viva à minha coleção de fios-dentais!
hahahahahahahahaha

Unknown disse...

Carioca é marrento "mermo", pacaralho. E é por isso que eu sou gaúcha.

Joana disse...

sunga é mais legal que bermuda...
e praia de são paulo é cheia de mineira de fio dental..

Fernanda disse...

e mais uma coisa: ele têm é inveja de nós!
do nosso sotaque carregado, da nossa malandrice e sagacidade.
é carla, pode desdenhar...
afinal, quem desdenha quer comprar!!!
hahahahahahahahaha

Anônimo disse...

maíra, invejo a sua simpatia!
eu certamente teria dado uns foras muito mal educados... zero paciência pra esse tipo de comentário!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

olha eu sou de brasilia , mas conheci uma amiga do Rio que disse que tem homens la que usan sunga fio dental!!! kkkkkkkkkk
fiquei assustado uai , mas tudo bem ne gosto e gosto cada um tem o seu...

Anônimo disse...

eu sou da argentina , gosto de usar sunga e adorooooo rioooo e meus amigos cariocas !!!!