quinta-feira, 13 de março de 2008

Pela primeira vez...

Assolada pela síndrome pós-Brasil-inferno-astral-crise-dos-25, resolvi escrever um primeiro post nesse blog, criado há alguns meses, pouco depois de eu ter aterrissado em terras estrangeiras, mas que permanecia vazio... E agora, que estou de volta a essa massa cinzenta em que se transformou Londres, quero reclamar porque aqui não tem pastel, não tem chope a R$ 2,70, não tem mate de galão nem biscoito globo, que dirá uma praia (podia até ser de pedra, que eu nem reclamava, desde que houvesse sol), não tem torcedores do Flamengo que começam a cantar o hino do clube em pleno belmonte, nem torcedores que fecham o túnel rebouças, nem há túneis por aqui, aliás, assim como não há nada que se assemelhe à Lapa, pelo contrário, há lugares que fecham às 23h, de onde te expulsam com a mais gentil das estratégias de abrir a porta para que o frio entre (e ai de quem ousar fechá-la, vocês têm 5 minutos para terminar de beber), não há trocadores de ônibus que, em plena segunda-feira de calor, descem do ônibus para comprar dois cocos, um pra ele e outro pro motorista, na Lagoa, deixando os passageiros sem entender nada, até porque nem trocadores há, mas máquinas assassinas que engolem o teu dinheiro e te fazem andar no frio porque suas moedas acabaram, muito menos lagoas, o que há é um rio, onde amanhã tem uma festa em um barco, que vai de 19h45 à meia-noite, mas a qual eu não vou, porque o traje é black tie e uma festa black-tie num barco que vai de 19h45 à meia-noite me soa um baita de um programa de índio. Aqui também não tem calor, sabe, daqueles que te fazem sair do banho já suada, passar o dia inteiro reclamando e dormir feliz no ar-condicionado. O que tem aqui são casacos, intermináveis casacos, e camadas de roupa que você acha que um dia vão começar a diminuir, você sonha com o dia em que vai sair de bracinhos de fora e havaianas, exibindo suas unhas não-feitas por aí, mas esse dia não chega jamais. E aí pra piorar você vai fazer 25 anos. Quando eu soprar a vela do meu (não-existente) bolo no sábado, vou pedir pra andar de havaianas, comer pastel (de camarão com catupiry, claro) e pegar um ônibus com um motorista que vai parar pra tomar agua de coco na Lagoa.

11 comentários:

Unknown disse...

Amiga, vc é linda! O seu texto é lindo! E eu aposto que o seu aniversário, apesar de longe das suas amigas mais lindas, vai ser muito legal! Continua o blog!!! Eu prometo ser sua leitora assídua... Um beijo master giga pra vc!

Futeblogeando na Copa disse...

Vou mandar um bolo digital pra vc não ficar tristinha :). São apenas três dias pro fim do inferno astral e depois você se acostuma com a crise dos 25.
To ficando com medo de Londres hehehehe
beijos!
ps: falta pouquinho agora!!

Caio Amorim disse...

Ninguém mandou ir pra Londres...

Marina G disse...

Eu leio teu texto e sinto que escrevi cada palavra, sinto que senti cada saudade, sinto que você é muito carioca, como eu, pra estar tão longe. Sinto sempre mais que ninguém me entende tanto assim.

Unknown disse...

Minha-amiga-linda-padre-sambista-apaixonada-pela-vida-viajante-do-mundo-não-deveria-ficar-triste-às-vésperas-do-aniversário. Nós-suas-amigas-que-são-daqui-do-rio-de-janeiro-estaremos-presentes-no-dia-16-de-março-em-pensamento. Pode-ter-certeza-de-que-em-algum-lugar-do-mundo-brindaremos-seus-25-anos-tirando-mais-uma-foto-fazendo-M-com-as-mãos.

Você faz falta na minha vida, gata!

Fabi Madasi é: disse...

Amiga...Que que é isso agora?? Relaxa porque tudo isso vai ficar aqui esperando por você enquanto você realiza um sonho por aí. E quando você voltar, comemos tudo de novo! hehe... ;)
E olha só, ter 25 anos é legal, tá?

Beijos pra você, amiga linda da qual eu morro de saudade e pré-aniversariante moderna!

Anônimo disse...

Amei seu texto, Mairete. E me emocionei com você. E não quero que fique triste no aniversário, nem tenha crise aos 25. Porque essa é bem desnecessária diante da dos 30! :-)
Nem tenho medo de Londres, como a Tati, mas ficar sem todas essas coisas boas por tanto tempo não deve mesmo ser nada fácil.
Mas você sobrevive, é claro. Porque é guerreira e forte e corajosa pra cacete!
Beijão!

Aline Andrade disse...

Amiga, pensa no lado bom: zero torcedores do Flamengo por perto! Muitas saudades!

Unknown disse...

como se vc torcesse mt pro flamengo, como se vc, alguma vez, ja tivesse presenciado os torcedores do flamengo fechando o tunel

Fernanda disse...

chica, essa crise passará!
aproveite tudo aí, pq depois vc vai sentir falta é de fish and chips, blusas da H&M por menos de 10 euros, do mercado de covent garden, enfim, da sua vidinha aí.
mas eu super te entendo. e vc deve imaginar o porquê.
mas pense que o pastel, o motorista de ônibus que pára pra comprar coco, a praia e tudo mais estarão sempre aqui paradinhos te esperando pra te receber de braços abertos qd vc voltar!
te amo mt!!! :D
beijo grande, amiga.

Jusca disse...

Ter saudades de casa é super natural, mas tenho certeza que vc ainda vai lembrar dessa estadia com muitaaaaas saudades, até da casa com 130 moradores.
Quanto à idade, com 25 anos e quatro meses já cheguei à conclusão de que é uma linda idade (talvez uma das melhores), mas temo realmente pelos 30. Já viu um episódio de Friends, que mostra qdo eles fazem 30 anos?
hehehe
beijão e feliz aniversário!